quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A ocasião faz o artesão

Diferentemente do ditado 'a ocasião faz o ladrão' é possível ver o contrário desta ação. Ao invés de se tornar ladrão para garantir sua existência, muitos dos artesões encontrados por toda a história mundial utilizaram-se da arte para sobreviver.

No Brasil, o artesanato se tornou um produto ou de elite ou souvenir de viagens, meras lembrancinhas. Mas é possível apreciar belas obras e perceber que a criatividade não tem limites.

Em Florianópolis - SC é possível encontrar esculturas de conchas, vestidos de renda tecidos à mão como se fazia na época da colonização portuguesa no Brasil.

Em Buenos Aires - Argentina, há quadros belíssimos com paisagens e movimentos do tango que só um bom pintor que convive com essa arte poderia captar e reproduzir, ao seu ver claro. No Uruguay na cidade de Punta del Este - bijouterias feitas com pedras e conchas, são mais belas que muitas peças de joalherias com as "agás externes" da vida, se é que me entendem.

A produção de artesanato é bastante presente nas cidades turísticas, muitas que antes eram castigadas pela falta de incentivo e desenvolvimento, após serem descobertas como um novo paraíso, se tornam o novo point dos turistas de plantão e empresários que resolvem construir seus mega-resorts. Neste momento os aprendizados passados de pai para filho, ou de vô, tio, voltam a ser uma forma de vida, muitos dos artesões se tornaram um 'profissional da arte', pois é através disso que conseguem garantir sua subsistência, diferentemente do ladrão, que apesar de ser uma pessoa marginalizada pelos preconceitos da sociedade, escolhe o caminho mais fácil para sua "subsestência" (e olhe lá, pois muitos deles roubam muito mais do que precisariam).

O importante é valorizar o esforço e a criatividade daqueles que sobrevivem com muito menos do que os turistas sócios da cvc. Arte é para ser apreciada, seja onde ela estiver.

2 comentários:

  1. com certeza, tenho muitos amigos que trabalham com isso e são artístas maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. Cursos gratuitos via Internet
    O SEBRAE está com inscrições para cursos de qualificação profissional à distância, realizados pela Internet, que tem como propósito o desenvolvimento de competências que atendam às necessidades da sociedade e da formação do empreendedor, ideal para artesãos.
    O SEBRAE conceitua competência como "a faculdade de mobilizar conhecimentos / saberes, atitudes e habilidades / procedimentos para um desempenho satisfatório em diferentes situações de vida: pessoais, profissionais ou sociais do artesão".
    Qualquer pessoa pode ter acesso, gratuitamente. Basta se inscrever pelo site do SEBRAE (http://www.sebrae.com.br/). São diversos cursos, à disposição dos artesãos que querem se capacitar e investir num futuro melhor.
    Conheça os cursos do SEBRAE pela Internet, apropriado para o artesão!
    Análise e Planejamento Financeiro
    Aprender a Empreender
    Como Vender Mais e Melhor
    D´Olho na Qualidade
    Iniciando um Pequeno Grande Negócio
    BR artesanato
    www.brartesanato.com

    ResponderExcluir