quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Quem não tem o que dizer critica os outros...

Estava eu apreciando o som do Teatro Mágico, fuçando na internet, lendo textos dos blogs alheios e resolvi entrar no site do PT para ver o que tem já que este é ano de eleição, vi que das 5 chamadas de capa, a primeira e com maior destaque fala algo sobre os rivais, as outras 4 mostram notícias internas do Partido, com o chapéu "Institucional" em cima.

Fui fuçar no oponente azulzinho e não é que o site é super arrojado, com notícias que ficam mudando, um esqueminha com o flash, coisa chique de classe média alta, enfim, encontrei 4 notícias (críticas ou colunas, qualquer coisa do gênero opinativo, talvez até sátira!) dos adversários. Aí eu quase pensei que estava no site errado (às vezes me confundo nas abas), mas não, era azul e não vermelho. Ué...

Então parei para ler as chamadas, porque eu só via PT, PT, PT... no site dos outros!?! O assunto não importa muito, pois amanhã irá mudar...

Eu não sou muito de " a primeira impressão é a que fica", mas muito brasileiro é. Imagine se eu fosse alguém que gostaria de entender as idéias dos dois partidos para começar a pensar em quem votar no final do ano? Desistiria agora, afinal o passarinho só sabe falar mal dos outros. Lembra uma vizinha minha que fica na janela o dia todo cuidando da nossa vida, antes eu encanava, hoje já entendi que ela é só uma velha sem vida e que a vida dela é isso, saber da vida dos outros e comentar, dar palpite, dizer que poderia fazer bem melhor, mas que nunca fez nada, hoje é só uma velha arrependida pelo que fez e o que não fez.

"A futilidade encarrega-se de maestra-los.
São inóspitos, nocivos, poluentes.
Abusam da própria miséria intelectual,
das mazelas vizinhas, do câncer e da raiva alheia.
O veneno se refugia no espelho do armário."
A metamorfose - Fernando Anitelli
O Teatro Mágico

4 comentários:

  1. Débora, política é um jogo de ataque onde o objetivo é atingir a ferida do adversário.

    O que difere nossos represetantes da sua vizinha fifi é que eles não se arrependem pelo o que não fizeram...

    Beijos

    Mauricio Hermann

    ResponderExcluir
  2. Oi Debora,

    Faz algum tempo que não comento nada, em lugar nenhum, mas o assunto é pertinente rs. Espero que não estranhe o comentário.

    Gostei do que disse. Criticar e compreender a realidade são processos simples, cabe apenas: ética e bom senso. A analogia da vizinha foi perfeita.

    Penso diferente do Hermann sobre a função da política. Não a considero um jogo, mas uma particularidade, que o homem criou em comunidade para superar a barbárie.

    ResponderExcluir
  3. A sua visita e do Hermann são sempre bem vindas! Senti-me lisonjeada! Agradeço e sintam-se a vontade!
    Abraços
    Dé.

    ResponderExcluir
  4. Interessante sua visão acredito que estes dois sites por onde voce passou estão programados para atingir um publico especifico, já com opinião formada que busca apenas reforçar suas teses. A comunicação institucional partidaria geralmente não atende de fato o significado de informar de maneira a alcançar o publico em geral, novos corações e mentes... Bjs Jorge

    ResponderExcluir