quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aprender uma arte

Debora Cordeiro

Tirar fotos é uma paixão de muitos, não só pelo prazer de poder eternizar um momento, mas também para retratar aquele detalhe que só os olhos vêm. Através de um clique uma sensação é guardada. Mas para isso, alguns gostariam de ter mais recursos e conhecimento a respeito de como tirar a melhor fotografia.

Cursos na área são na maioria das vezes voltados para profissionais do ramo e ainda são pouco acessíveis financeiramente para leigos. Portanto, faz-se necessário a criação de cursos livres e oficinas de fotografia, para os interessados aprenderem técnicas e também poderem expor os seus trabalhos.

A técnica da fotografia está ligada à muitos fatores, tais como, iluminação, contraste, posição, cenário, velocidade, zoom, entre outros. Contudo, esse leque dá uma abertura para outros conceitos como impressão, papéis e atualmente com a fotografia digital esses recursos se expandem. Além de tudo isso, ainda há a história desta arte e como se faz para produzir uma imagem com qualidade artística.

É importante avaliar que nem sempre a máquina mais cara é a melhor, ou retrata a mais bela foto, cursos na área são interessantes para desenvolver técnicas e podem ser um passatempo relaxante e acabar tornando-se uma profissão, tudo depende do investimento que se faz em si mesmo, seja financeiro ou no tempo que é disponibilizado para uma atividade.

Mais do que dar um clique, o gostinho de criar uma arte é mais prazeroso se feito com as técnicas e com embasamento, sabendo-se onde pode chegar o como é possível retratar algo que só você viu e que quer compartilhar, da melhor forma. Nada custa procurar e fazer algo que dê prazer e agregue conhecimento, o importante é a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário